Imagem da lateral da busca
Limpa os float da busca

Led pisca com Transistores

Aew gente ai vai um circuito de led pisca com transistores BC
bjetivo

Objetivo
Montar um circuito bastante simples para acionar intermitentemente um LED. Várias configurações experimentais.

Componentes

Q1 - 01 transistor BC 548 (NPN, uso geral, silício)
Q2 - 01 transistor BC 558 (PNP, uso geral, silício)
D1 - 01 LED comum vermelho, amarelo ou verde
R1 - 01 resistor de 1 megaohm x 1/8 w
C1 - 01 capacitor eletrolítico de 10 microfarads x 16 V
B1 - 02 pilhas em série com porta-pilhas.

Circuito esquemático

Experimentos
Esse projeto, bastante simples, é mais 'polivalente' do que parece; ele permite várias experiências e variações. Eu usei conectores Sindal para a montagem; isso facilita as substituições.
Com os valores dos componentes apresentados o LED deve piscar na faixa de 1 Hz, ou seja, ao redor de uma piscada a cada segundo.
Depois que o projeto estiver funcionando, experimente:

1 - Alterar o valor do resistor R1 para valores na faixa entre 470 quiloohms e 10 megaohms. Resistores de maiores resistências resultam em piscadas mais intervaladas, resistores de menores resistências, mais rápidas.

2 - Alterar 0 valor do capacitor C1 entre 100 nanofarads e 47 microfarads. Capacitâncias menores, piscadas mais rápidas; maiores, mais intervaladas.

3 - Experimente várias combinações de capacitores e resistores.

4 - Substituir o LED D1 por um alto-falante pequeno de 4 ou 8 ohms. No lugar de piscadas, você vai ouvir um "toc toc". Experimente diminuir o valor do capacitor C1 para uns 22 nF e o do resistor R1 para cerca de 47 quiloohms --- o circuitinho oscilará na escala audível, num apitinho agudo.
Melhore a coisa; use um potenciômetro de 470 quiloohms em série com um resistor de 10 quiloohms substituindo o resistor R1 e você terá um oscilador variável. É demais!

5 - Remova o resistor R1, e coloque seu dedo no lugar (fechando o circuito em substituição ao R1). Note que a velocidade das piscadas (ou o tom de áudio, se você já substituiu o LED pelo alto falante) variará conforme a pressão que aplicar. Eis um sensor de pressão! Já pensou o que você poderá colocar em lugar de seu dedo? Uma esponja grafitada entre duas plaquinhas metálicas ....

6 - Use um capacitor C1 de 22 nF, o auto falante, e troque R1 por um resistor de 10 quiloohms em série com dois toquinhos de fio espetados num pedaço pequeno de esponja seca. Você terá um ótimo detector de umidade. Quando a esponja absorver alguma umidade o alto falante emitirá um toc toc lento; mais umidade, um toc toc mais rápido. Se você escutar um som agudo --- está chovendo em cima da esponja! :-)

7 - Substituir D1 pelo pequeno alto falante e desligar C1 do coletor de Q2. Ligue uma fonte de áudio de baixa intensidade entre o terminal livre de C1 e o negativo do circuito.
Acabamos de fazer um amplificador de baixa potência, porém, bastante sensível!

Vá experimentando ... é demais!


Vá experimentando ... é demais!

0 comentários:

Postar um comentário